Assisti: Os Filhos do Padre

svecenikova-djeca-2

 

“Os Filhos do Padre (Svecenikova djeca)” foi uma escolha muito acertada de filme! Semana passada saí com minha família pro cinema e acabamos tendo que nos dividir – eu e meu pai assistimos a este enquanto minha mãe e irmão assistiram ao “12 Anos de Escravidão” que eu já tinha assistido com o Erik e posso dizer que é outro filme maravilhoso e de história bem forte. A obra, que é croata foi, pelo que me lembro, o primeiro filme deste país a que tive o prazer de assistir!

 

170997

 

A história se passa em uma ilha minúscula e pacata do mar Adriático. O lugar que tem observado a sua população diminuir progressivamente uma vez que ocorrem mais mortes do que nascimentos. Notando a situação e se sentindo meio deslocado e pouco prestigiado no local, o padre Fabian um dia descobre o motivo pra que isso aconteça e, de forma um tanto quanto inocente, resolve fazer algo a respeito.

 

padre02

 

Petar, um vendedor que habita a ilha, um dia resolve ir ao confessionário de Fabian pressionado por sua esposa. É justamente através da confissão de Petar que Fabian descobre: nascem poucas crianças na ilha justamente por conta dos preservativos, que são bastante usados pela população. Já imaginam o que o danado do padre resolve fazer? Pois é, decide “resolver” o problema furando todas as camisinhas em que consegue por as mãos. É ajudado por Petar, que está com a consciência pesada, e também pelo farmacêutico e doidinho Marin. Cada um deles tem suas próprias razões para a empreitada, que acaba gerando uma história muuuuito engraçada.

 

padre04

 

A questão toda é que o filme não se encerra na graça: tem um “quê” de drama também, bem como é ácido, através das suas ironias quanto ao modo de agir do homem e também quanto a certas práticas da Igreja Católica, chegando até a brincar um pouco com o humor negro da coisa. Enquanto a confusão rola solta na ilha e haja confusão! o espectador percebe progressivamente que o tom do filme vai mudando, ficando mais sério, dramático e com bem menos gracinhas. O final é diferente e nos dá o que pensar. Definitivamente um filme fora do lugar comum, crítico e super inteligente :) vale o ingresso com certeza, ponto pro cinema croata! Caso tenha se interessado, pode conferir o trailer aqui!

 

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

 

Lembrando!

O Swezilian está realizando o seu primeiro sorteio, que acontecerá dia 05/05, não perca!

Se você ainda não está participando, basta clicar aqui e conferir as regras. Boa sorte! :D

 

★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★

Leave a Reply