Nutrindo os Cabelos com Óleos Vegetais

Umectação-Óleo-de-coco

 

Venho dando uma atenção super especial aos cabelos ultimamente, para que não precise recorrer mais às químicas alisantes de salão meu cabelo é naturalmente ondulado, mas com muito frizz e ressecado em algumas partes. Nunca dei conta de cuidar dele com excelência mas dessa vez tô determinada e fazendo um trabalho intenso mesmo – testando produtos novos, cronogramas novos e pesquisando bastante sobre as causas e soluções para os problemas dele.

 

Uma das coisas que passei a fazer em 2014 foi a umectação, para a nutrição dos cabelos. Achei muito legal, pois da forma que faço uso somente óleos vegetais naturais, sem adições químicas importante ler o rótulo na hora de comprar! Geralmente são aqueles óleos que podem ser usados na culinária mesmo. O primeiro que testei foi o azeite de oliva porque já tinha em casa mas, apesar de ter intensificado bastante o brilho, não deixou o cabelo com aquela sensação de maciez, sabe? Agora experimentei o óleo de coco e com ele me dei muito melhor :) O próximo da lista será o óleo de abacate, algo me diz que ele e meu cabelito vão se dar muito bem hihih. Creio que cada cabelo se dará melhor com um óleo, por conta das suas características & necessidades natas, por isso pretendo testar todos em que puder por as mãos!

 

Elegi o domingo como o dia oficial da umectação: com o cabelo sujo, aqueço um pouco o óleo no microondas e aplico no cabelo massageando bastante, madeixa por madeixa. Forro o travesseiro com uma toalha pequena na hora de dormir e uso uma touca, deixando o óleo agir até o dia seguinte. Daí lavo os cabelos normalmente ao acordar shampoo + condicionador me certificando de livrar completamente os fios da presença do óleo, para que o cabelo não fique pesadão nem com aspecto de sujo; opaco. A umectação foi, sem dúvida alguma, uma experiência capilar recente que deu muito certo pra mim :)

8 comments

  1. Jana says:

    Bem legal, Dea! É melhor deixar durante a noite toda mesmo ou menos tempo? Nunca testei assim… Uma vez testei um que tinha azeite e outras coisinhas mais que vi num blog.
    ;***

    • Swezilian says:

      Tem gente que prefere deixar por menos tempo, eu já fiz das duas formas e acho que o tempo mais longo faz um pouco de diferença sim :D Outra coisa em que as pessoas divergem: lavar o cabelo antes ou fazer com ele sujo? Eu faço com ele sujo e dá certo. Uma ooooutra questão: passar no couro cabeludo e raiz ou não? Acho que depende do tipo de cabelo, no meu eu passo alternadamente (uma vez sim, uma vez não), já que faço com frequência!

      <3 :*

  2. Anna Lê says:

    Nossa Dea, valeu pela dica !! :)

    Tenho Óleo de Coco em casa… tô usando pra tomar de manhã e a noite, mas vou experimentar pra fazer uma umectação tb.

    Gostei disso.

    Beijão e boa semana lindonaa !

    | O Blog Que Não é Blog |

    • Swezilian says:

      Tenta si, Lê :D
      Dá uma pesquisada por aí no processo antes, pra tirar qualquer dúvida!
      Eu adoro, fiz ontem, domingo, e meu cabelo acordou bem mais macio hoje e com um pouco menos de frizz (pelo menos por enquanto HAHAH)

      Um beijo, meu bem, e boa semana!

  3. Oi? Eu ouvi cabelo (a minha especialidade)?!
    huaisHUiahsiuhaius.. Então, eu gosto muito de fazer umectação, o problema é que as vezes sai um pouco caro, o óleo de coco é ótimo, mas se for comprar sempre sai bem carinho mesmo, então eu pesquisei e achei um bem mais barato e tão bom quanto!!
    Óleo de Rícino, ele é vendido em farmácia como laxante, e eu tenho certeza que a mulher da farmácia acha que eu sou muito entupida, saio de lá sempre com uns 5 potinhoss..hehe D:
    Enfim, o cheiro é forte e ruim, mas depois que lava não fica, ele é mais espesso que o de coco, e pra mim dura bem mais, da pra usar direto no cabelo ou misturando na hidratação, testa depois, funcionou bem comigo. ;)

    • Swezilian says:

      Ai, Mari, que dica ótima! Realmente, o preço do óleo de coco acaba sendo meio salgado pra usar com frequência! Vou dar uma chance à sua indicação, pode ter certeza, provavelmente até antes de tentar o óleo de abacate! Vamos ver como meu cabelo vai reagir <3 Muito obrigada, sua linda!

  4. Flávia says:

    Amiga, quando usava meu cabelão imenso fazia muito isso com óleo de abacate. De todos que testei, foi o melhor disparado!

Leave a Reply