Midsummer na Suécia!

Midsummer-1

 

Ontem foi feriado de Corpus Christi no Brasil, mas o feriado pra mim foi hoje, afinal é o dia do famoso Midsummer ou Midsommar sueco, que é um dos feriados mais importantes do país e mais comemorados do país!

Midsummer-2

 

Ele sempre acontece na sexta feira que cair entre os dias 19 e 25 de junho, quando grande parte das pessoas e as crianças estão nas deliciosas férias de verão. É um feriado, que, de certa forma, comemora a data de nascimento de São João e celebra também o verão: o dia de comemoração representa o dia mais longo do ano inteiro – o sol nasce bem cedinho e se põe super tarde!

Midsummer-3

 

As comemorações são feitas entre amigos e família, sendo que os grandes centros das comunidades normalmente organizam festas em céu aberto para os habitantes locais. Elas envolvem música, dança, picnics e muita, muita criançada :D

Midsummer-4

 

Hoje Erik me levou mesmo com tempo nublado :( para assistir às festividades de Midsummer de um “distrito” próximo ao nosso e apesar de todas as diferenças, consegui me lembrar bastante do nosso amado São João, principalmente ao ver os casais dançando e as crianças aproveitando a farra!

Midsummer-5

 

Uma espécie de poste florido sempre marca presença e é de lei que danças sejam feitas ao redor dele. É um dia em que muita gente come o peixe arenque acompanhado por batatas e sour cream com cebolinha. Morangos também não podem faltar! No fim do dia uma fogueira é acesa olha o São João aê, suecada! :D

Midsummer-6

 

Além do poste florido, mulheres e crianças costumam usar coroas de flores na cabeça, que podem tanto ser artificiais quanto feitas à mão mesmo, com flores frescas! Pelo que pude perceber, muita gente sabe e gosta de confeccionar as lindas coroas :) A minha eu ganhei da irmã super fofa do Erik. Amei demais!

8 comments

  1. Denise says:

    Midsommar, Thank you for all The presents.

    Kram.

  2. Ahh que legal! Deve ser uma delícia conhecer novas culturas, ainda mais sendo uma festa tão legal… Gostaria de conhecer!!
    Boa viagem!

    Beijinhoss!
    Blog Fala Dani | Fanpage | Instagram | Twitter

  3. Babi Lopes says:

    Aff, que lindo! Olha as roupinhas do pessoal :)

    Adoro essas comemorações, pena que aqui não tem muito dessas coisas. É tanta cultura misturada que acho que a Inglaterra perdeu um pouco da sua tradição própria e original! Acho que só o Solstício de verão (hoje!) salvou, onde o pessoal se junta na Stonehenge pra assistir o sol se pôr. Nunca fui mas acho lindo e sou doida pra ir, acho que essas coisas tem uma energia enorme!

    Na Europa as raízes pagãs desses festivais são bem mais óbvias, né? Ninguém tá ali comemorando santo tanto quanto no Brasil. Acho esse lance super interessante: A festa de São João nada mais é do que uma celebração pré-cristã mascarada de outra coisa!

    Cristã ou pagã, aff que saudade de festa junina! <3

    Beijim :***

    • Swezilian says:

      Poxa, deve ser lindo em Stonehenge! Dei uma passada por lá quando fui em Avalon com meus pais e Bia :D
      Com certeza, Babi, e como já comentamos uma com a outra, também acredito muito em energia!
      Pois é, assim como tudo o mais aqui eu acho que o preconceito quanto à diversidade do outro até na religião/crenças fica mais óbvio…
      Claro que temos extremistas em todo canto, mas no geral vejo uma mistura que dá gosto, principalmente em Londres :)
      Eu também já fiquei com essa saudade, viu! :( Hoje mamãe mandou foto de amendoim cozido e a boca aguou! HAUHAUHUAH

      Beijos, lindona!

  4. Jana says:

    Ah, que fofinho! :D
    Adorei a coroa de flores, ficou linda em você ;**

Leave a Reply